QUESTÃO DE OPINIÃO

Esse texto foi escrito em 16/07/2013 e foram minhas impressões das Jornadas de Junho. Muita água rolou de lá pra cá: Lula preso, golpe contra Dilma, Bolsonarismo e Lula novamente presidente eleito do Brasil. Achei interessante repostar, diante da tentativa de golpe e quebra institucional que vivenciamos essa semana em Brasília.
Ah, lembrem que isso foi feito há 10 anos. Não sejam tão exigentes com a escrita (kk).

×××××××

Em tempos de muitas opiniões sobre todos os assuntos possíveis, eu, que sou de deixar bem claras as minhas, ando guardando-as para mim. 

Aqui em casa aprendi com meus pais que é preciso se posicionar sobre tudo, saber um pouco de cada coisa, entender o mundo para poder mudá-lo. Meu pai fez parte da luta contra a Ditadura Militar, através da UNE e do PCB, me ensinou muito bem a diferença entre Direita e Esquerda, conservadores e revolucionários, o que são reacionários e libertários. 

Aprendi sobre política desde pequena (não a realpolitik, política da politicagem, mas a que importa para a organização da sociedade). Aprendi também a não me deixar ir com a corrente. Carl Sagan me ensinou que temos que ser críticos e, principalmente, conhecer o que estamos criticando. 

Essa onda de protestos me deixou bem dividida: enquanto achei legal a população tirar o bumbum do sofá contra as coisas erradas que estão entranhadas no Brasil, ao mesmo tempo identifiquei uma tendência de reclamar sem entender. Muita gente que se diz apolítica, apartidária, sem ideologias, dizendo "não somos de direita ou esquerda, queremos apenas boas ideias". 

Como assim, amado? Você tem que saber qual a sua posição, sim. Faz diferença, e muita. As políticas públicas mudam drasticamente se um Estado é socialista ou liberal. De qual lado você está? Mais importante ainda, de qual lado em quem você vota está? 

Parece que as pessoas não se importam em entender isso, mas quando a bomba estoura, sobram culpas para todos os lados. A culpa é da ditadora Dilma. Ditadura? Gente, dá vontade de rir. Ninguém estudou no colégio o que foi a Ditadura? Quando as liberdades individuais eram retiradas, quando não se podia ter opinião própria, quando pessoas desapareciam sem motivo, quando artistas eram perseguidos, dentre outras aberrações anti-democráticas.

O Facebook virou um local de despejar pensamentos, ódios, indignações... que para mim soam tão vazios. Leio coisas que me deixam triste, triste de saber que o Brasil não conhece seu próprio passado. 

Assim, tenho me calado, porque tenho até medo de dar minhas opiniões e ser execrada, como vi acontecer com muitos colegas. Atacam o argumentador, não o argumento.

Mas ó, saibam que: sou da esquerda radical, marxista-leninista, porém não sou filiada a nenhum partido político. O PT não inventou a corrupção e, inclusive,  está em sétimo lugar na lista elaborada pelo TSE que analisa esse quesito - atrás de partidos como o PSDB e DEM. Apoio o bolsa família, a política de cotas, a reforma agrária e acho que o PT fez coisas boas pelo Brasil, mas errou muito e poderia ter agido mais à esquerda. Ah, sou ateia, feminista e a favor da descriminalização do aborto.
E sou cheia de opiniões.

Comentários

Postagens mais visitadas